Quote
G1.com.br > Ciência e Saúde – NOTÍCIAS – Cientistas acham nova espécie de leopardo
15/03/2007 – 09h14 – Atualizado em 15/03/2007 – 10h08
Cientistas acham nova espécie de leopardo
Acreditava-se que animal era da mesma espécie de leopardo asiático.
Testes mostram, no entanto, que esse leopardo nebuloso é diferente dos demais.Do G1, em São PauloA organização ambiental Fundo Mundial para a Vida Selvagem (WWF, na sigla em inglês) divulgou nesta quinta-feira (15) a existência de uma espécie até então desconhecida do leopardo nebuloso: a Neofelis diardi. Pesquisadores acreditavam que esse animal — encontrado nas ilhas de Bornéu e Sumatra — era da mesma espécie que um animal do sudeste da Ásia, a Neofelis nebulosa. A descoberta foi feita após testes genéticos realizados pelo Instituto Nacional do Câncer, dos EUA.
“Quem disse que as manchas de um leopardo nunca mudam?”, questionou Stuart Chapman, coordenador do WWF para a ilha de Bornéu. “Durante mais de cem anos, olhamos para alguns animais e não percebemos que eles são únicos. O fato de o principal predador de Bornéu ser agora considerado de uma nova espécie enfatiza a importância da preservação de um dos lugares com maior biodiversidade da Terra”, continuou.
Ao contrário do que se pensava, leopardo da foto é diferente dos asiáticos
Segundo pesquisadores do Instituto Nacional do Câncer, as diferenças entre a nova espécie de leopardo e as demais são comparáveis àquelas existentes entre diferentes felinos de grande porte, como leões e tigres, por exemplo. Segundo eles, a espécie encontrada nas ilhas provavelmente se diferenciou daquelas do continente há 1,4 milhão de anos.
“O resultado do estudo genético mostrou claramente que os leopardos de Bornéu são de uma espécie distinta. Testes de DNA indicaram cerca de 40 diferenças entre as duas espécies”, afirmou o médico Stephen O’Brien, responsável pelo laboratório de diversidade do genoma desse instituto.
As principais diferenças observadas são o pêlo acinzentado do “novo” animal, o fato de ele ter marcas “nebulosas” menores que as da outra espécie e uma listra dupla em seu dorso. Os leopardos do continente, diz o WWF, têm marcas “nebulosas” maiores, sua cor é mais clara e a listra dupla é apenas “parcial”, se comparada à do Neofelis diardi.
Leave a comment